top of page

DISTÂNCIAS
 
A fluidez e a impermanência da água em suas formas e reflexos, suas imagens e sua materialidade, significam o meio e o percurso deste trabalho. Seu movimento contínuo – contornos , rugas, ondulações – constitui, para mim, uma metáfora do tempo.
Ao gravar, singrando a goiva na madeira, pensava também nas proas dos barcos em forma de v, abrindo caminho nas águas. Veios da madeira, veios d’água. Superfícies que se comunicam.
A chuva no mar. Perdemos a nitidez das coisas. A linha do horizonte esvai-se, fundindo mar e céu. Distâncias.
E mesmo quando a água não se faz presente nas imagens de modo concreto, ela norteia os possíveis significados que delas possam emergir – múltiplas e diferentes perspectivas, aquilo que nos escapa.
Talvez, tudo tentativa vã; posto que contraditória – afinal, nascida do desejo de apreender seu caráter transitório. 
 
Não consegui imprimi-las à base d’água (foram impressas com tinta gráfica base óleo), mas penso que essas imagens também adquiriram qualidades relacionadas à pintura, não só pelo uso da cor, mas pelas fusões das passagens entre elas, construídas através do uso de rolos e pincéis. Esse grupo de trabalhos, reunidos numa exposição a que chamei “Distâncias”, também tinham algo de inédito para mim: elas possuíam uma certa narrativa, ligada a uma ideia de percurso, uma cartografia imaginária. Também pela primeira vez, os trabalhos ganharam títulos que faziam alusão ao aspecto geográfico da paisagem (Norte, Sul, Distâncias, Caminho do Mar, Vênus, para exemplificar alguns), algo talvez que evidenciava a vontade de se aproximar do mundo. Outra novidade foi a presença da figura humana, ainda que de forma muito discreta: figuras de perfil ou de costas, figuras que se confundiam na paisagem. Além das figuras humanas, havia também a presença de dois anjos – um sob a forma de uma escultura (um perfil petrificado), e o outro na figura alegórica de um anjo do Juízo Final, extraída de uma pintura de Masaccio.
Essas gravuras também possuíam uma forte relação com a fotografia, o desenho e a imagem impressa. Elas haviam surgido basicamente de um arquivo pessoal constituído por fotografias, cadernos de desenho e livros de arte.
 
 
 

bottom of page